E-familynet.com Ticker

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Posso tomar chá na gravidez?


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI9760-10563,00-POSSO+TOMAR+CHA+NA+GRAVIDEZ.html

Com os dias mais frios, você não resiste a um chazinho? Mas, na gravidez, é preciso cuidado com tudo o que você consome. Até essa bebida simples pode, sim, ser um problema. Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology, mostrou que a época em que as grávidas norte-americanas mais são adeptas de chás e remédios à base de ervas é no primeiro trimestre da gestação. O período mais crítico da gravidez, quando o bebê está em formação.

Alguns chás, inclusive, podem ser abortivos, caso dos de canela e de cravo-da-índia. Há aqueles que contêm grande quantidade de cafeína, como o preto e o mate. “A cafeína deve ser excluída durante toda a gestação. Ela é um estimulante do sistema nervoso central, o que pode deixar a mulher agitada, com taquicardia, trazendo aceleração dos batimentos cardíacos não somente para ela, mas também para o bebê”, afirma Antonio Júlio de Sales Barbosa, obstetra e ginecologista do Hospital Santa Catarina (SP).

Segundo Regina Stikan, nutricionista do Hospital e Maternidade São Camilo (SP), a gestante deve optar pelos chás claros, mas não deve tomá-los todos os dias. "Os mais indicados são os de erva doce e erva cidreira, que têm efeito calmante", diz. Ainda assim, o obstetra alerta: “Por existirem poucos estudos sobre o efeito das plantas medicinais durante os nove meses, é preciso sempre conversar com o seu obstetra. Ele é quem vai avaliar a segurança de medicações e alimentos durante a gravidez”, afirma.



Chás na berlinda



Chás
Efeitos
Pode/Não pode?

Chá verde
Acelera metabolismo e não tem um estudo definido
Não pode

Chá branco
Acelera o metabolismo
Não pode

Chá preto
Hiperacidez, redução do apetite e prisão de ventre
Não pode

Chá de erva doce
Calmante
Pode

Chá de canela
Relaxante
Não pode

Chá de cravo-da-índia
Relaxante
Não pode

Chá de erva cidreira
Calmante
Pode

Chá mate
Não realiza a adequada absorção de proteínas, ferro e cálcio
Não pode

Chá de alfazema
Tranquilizante
Pode

2 comentários:

  1. Amiga... ha dias to tentando postra aqui.. mas n tava dando... o blog fechava sozinho... mas o que deu? sao gemeos? espero que melhore logo e que o repouso seja breve...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi!
    Qnto tempo...achei que tivesse tudo bem?
    Por que do repouso hein?
    Qnto aos chás meu GO me PROIBIU QUALQUER TIPO DE CHÁ QUENTE nos primeiros 3 meses.

    Aí ja estou com 25 semanas e 5 dias e ainda não tomo chá nenhum.

    Bjs aguardo notícias.

    ResponderExcluir